Como se tornar um artista popular em 24 horas



Desafios: aos pés de São Francisco de Assis

Leandro Garcia

A obra Desafios: aos pés de São Francisco de Assis, é um desenho de Leandro Garcia. Trata-se exatamente um desafio proposto do artista a ele mesmo.

O desafio é o seguinte - realizar uma obra de cultura popular, com o mínimo de recursos possíveis: sem gastar com novos materiais (lápis, papel, borracha e moldura), sem usar a internet como fonte de pesquisa (apenas pesquisa de campo e entrevistas a pessoas). Obs.: Fazer tudo isso em menos de 24hrs para encerrar as inscrições do Salão de Artes Visuais Chico Santeiro.

Dia 26/07/2011 às 12:00hrs – Leandro Garcia levanta da cama, toma seu rápido banho, almoça e decidi ir atrás de mais informações sobre o artista Chico Santeiro no Palácio da Cultura!

No caminho para o Palácio da Cultura, Garcia se depara com a Igreja de Santo Antônio (mais conhecida como Igreja do Galo), a terceira construída em Natal, aberta. Olha para a arquitetura barroca, e algo iluminado lhe chama a atenção! É a imagem de um belo Santo. O artista entra na igreja a qual jamais havia entrado antes, e começa a fotografar o Santo. Fica por volta de quinze minutos, admirando sua beleza. As pessoas que estavam rezando no local, acham que é apenas mais um turista, encantado com a beleza rústica da igreja. Entretanto, algo lhe chama a atenção! Nos pés deste Santo tem uma caveira, isso mesmo caro leitor, UMA CAVEIRA!

Decidido, Leandro Garcia sai perguntando aos beatos, o que aquela caveira faria naquele local de forma tão contrastante com aquele belo Santo, e sim: Qual o nome do Santo!

O primeiro “entrevistado”, senhor Fernando, homem bem vestido e aparentado por volta de quarenta anos com um terço na mão é interrompido de suas orações pela seguinte pergunta:

L.G.: Boa tarde, o senhor poderia me dar uma informação?

Fernando: Sim claro, jovem!

L.G.: Qual o nome daquele Santo tão belo?

Fernando: Aquela belíssima imagem é de São Francisco de Assis.

O artista anota em seu caderninho o nome do Santo e pergunta:

L.G.: E o senhor sabe o que significa aquela caveira aos pés dele?

Fernando: Desculpa, mas sinceramente não sei. Pergunte no Museu de Arte Sacra que fica ao lado da igreja.

L.G.: Ok, obrigado. Desculpa incomoda-lo.

O artista segue em sua jornada na busca pelo significado daquela caveira.

Resumindo:

Ao chegar no Museu de Arte Sacra, ao lado da igreja é recepcionado por uma senhora muito simpática chamada Irany Sofia de Menezes (entretanto, prefere ser chamada simplesmente de Sofia, nada de senhora, como deixou bem claro).

Sofia, trabalha a aproximadamente 22 anos no Museu de Arte Sacra e ficou curiosa pelo meu interesse em saber mais sobre a caveira nos pés de São Francisco de Assis.

Pacientemente, a recepcionista me explicou que São Francisco de Assis, nasceu em uma família rica, entretanto, decidiu, abdicar toda riqueza material para ajudar aos pobres, saindo de casa apenas com a roupa do corpo, sendo considerado assim como o pai da pobreza. E que quando uma pessoa tem fé neste Santo e faz orações em seu nome, ele os ajuda a sair de suas dificuldades financeiras.

Em seguida, Sofia me explica que a caveira aos pés de São Francisco simboliza, as pessoas sacrificadas, por falta de assistência, fome, miséria e discriminação social. Em seguida chama para a conversa sua colega de trabalho Lígia Maria Álvares, que confirma a mesma história com suas palavras.

O artista agradece a atenção das abençoadas senhoras e segue em busca da ficha de inscrição e mais informações sobre o artista Chico Santeiro (o qual o artista se recusou a procurar informações na internet devido à proposta do trabalho).

Ao chegar em casa por volta das 18:00hrs, o artista visual, começa a olhar as fotos e pensar qual a melhor forma de trabalhar com aquelas imagens que foram capturadas mais cedo.

Cansado o artista vai dormir mais ou menos as 22:00hrs sem ter começado a obra. (sim caros leitores, criatividade é exaustivo). Como disse certa vez Thomas Edson “Talento é 1% inspiração e 99% transpiração”.

Aflito, Leandro Garcia acorda as 4:23hrs, e começa a desenhar. Missão cumprida, por volta de 7:45hrs do dia 27/07/2011. A obra Desafios: Aos pés de São Francisco de Assis, está concluída.

1 Comment:

hulk said...

Estive visitando numa ocasião uma igreja em campinas SP , e vi a imagem desse mesmo Santo e também , fiquei intrigado com a caveira aos pés do santo ,mas até então não sabia o motivo por que "da caveira" ....ainda bem que acessando este site tive conhecimento do "porque" ...obrigado pela informação.