CrtlC+Crtl+V, da Revista14 - Obrigado, Ramon!

Artistas locais surpreendem jurados do Salão de Artes

XIII Salao de artes de natal

Na última sexta-feira, 26 de fevereiro, antes que fosse anunciada a lista com os selecionados para o 13ª Salão de Artes Visuais da Cidade do Natal, os artistas presentes no pequeno auditório da Fundação Capitania das Artes puderam participar de um bate papo com a comissão julgadora do Salão.

Formada pelo pesquisador e artista paulista Márcio Harum, o artista e professor cearense Solon Ribeiro e o artista potiguar Leandro Garcia, a comissão falou sobre a experiência no trabalho de escolha dos artistas, os critérios de seleção e ainda apontou alguns aspectos marcantes nos trabalhos inscritos.

Seguindo a tendência de outros eventos de artes no Brasil, esta edição do Salão contou com a participação de um artista local eleito pelos inscritos para integrar a comissão de seleção. Leandro Garcia, artista de 23 anos que participou dos dois últimos Salões, foi o escolhido e teve papel importante na seleção, situando os outros integrantes do júri na produção local.

Desta vez, a comissão priorizou a pesquisa e o risco de inventividade como critérios na escolha dos 14 artistas selecionados. Segundo os jurados, foi a melhor maneira de nortear o trabalho devido a grande diversidades de temas e estilos das obras inscritas.

Os trabalhos inscritos surpreenderam muito os curadores Harum e Solon. Ambos tinham pouco conhecimento da cena potiguar de artes visuais e lamentaram o fato da produção daqui não sair do estado. Para eles era preciso que o Salão abrisse espaço para a participação de artistas de todo o Brasil para que houvesse um intercâmbio maior entre várias regiões.

Confira aqui a lista de selecionados.

0 Comments: